As ecovias sao infra-estruturas destinada à circulação a pé ou de bicicleta, e que têm como principal característica a ligação, tanto a nível local como regional, entre áreas de interesse ambiental!
Prepare-se para a caminhada ou para o passeio de bicicleta BTT e aventure-se pelas ecovias do Alto-Minho
Frescura, natureza, tranquilidade. Na Ecovia do Rio Lima, no percurso dos Açudes, encontra tudo isto. Esta pista faz a ligação entre as duas vilas minhotas de Ponte de Lima e de Ponte da Barca. Com 15 quilómetros de extensão, quase sempre planos, este percurso verde está devidamente sinalizado e protegido. Pode percorrê-la de bicicleta ou a pé, sendo o piso constituído por saibro e alguns passadiços de madeira. Na margem do rio, os açudes e as pesqueiras, são uma constante na envolvente paisagística, assim como os campos agrícolas e as videiras. Ao longo da ecovia encontram-se agradáveis zonas de lazer, parques de merendas, um circuito de manutenção e diversos pontos de interesse. Em Bravães, por exemplo, pare na Fonte Santa, junto à margem do Rio Lima. Diz-se que estas águas têm propriedades curativas. Mais à frente irá deparar-se com um engenho de pesca, que servia para a pesca da lampreia. Pedalada a pedalada, passo a passo, descubra os encantos da natureza em Ponta da Barca!
O concelho de Ponte de Lima é rico em belezas naturais. Para as conhecer em plena comunhão com a natureza, nada como um passeio na Ecovia… A pé ou de bicicleta, inicie o percurso no coração da vila de Ponte de Lima. Na margem direita do rio Lima, junto à Igreja de Santo António da Torre Velha, ao lado da Ponte Romana, a Ecovia divide-se em duas direções. Para jusante, pode seguir rumo à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos ou dirigir-se a montante à freguesia de Refoios de Lima. Com uma extensão de quase 15 quilómetros, a ecovia apresenta sinalização e painéis informativos. Trata-se de um trajeto com um reduzido grau de dificuldade, à beira-rio e sem declives acentuados. Ao longo do caminho, terá a oportunidade de observar o Rio Lima e toda a fauna e flora associada a este ecossistema. Dirigindo-se de Ponte de Lima para a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos vai ainda passar pelo Parque do Arnado, o monumento em homenagem à fadista Amália Rodrigues, o Festival Internacional dos Jardins e o Solar de Bertiandos. Se optar ir em direção à freguesia de Refoios, vai poder desfrutar dos parques de merenda e da vista privilegiada do rio Lima no observatório perto do afluente Rio Labruja, entre outros recantos que terá a oportunidade de descobrir. Na margem esquerda, poderá percorrer a Ecovia numa extensão de aproximadamente 30 kms. Num passeio junto ao rio Lima, não deixe de ver o Lugar da Passagem e apreciar também as veigas da Correlhã ou, na direção oposta, desfrutar das pequenas praias fluviais, do belíssimo conjunto de moinhos da Gemieira e do observatório perto do rio Crasto, um afluente do rio Lima.
A Ecovia do Atlântico, uma via para caminhar e respirar, permite a ligação entre Moledo e Vila Praia de Âncora, através de percursos pedonais e cicláveis. Constituída por três percursos com um grau de dificuldade reduzido, permitiu requalificar e valorizar espaços e locais de grande valor para a conservação da natureza e a biodiversidade. A Praia da Foz, o Caminho do Sargaceiro e o Caminho das Camboas privilegiam sobretudo o lazer e o prazer de desfrutar dos encantos da natureza. O percurso da Praia da Foz de Caminha, com entrada junto à Mata do Camarido, permite contemplar o esplendor do estuário do Rio Minho envolto na dinâmica da atividade piscatória e o imponente Monte de Santa Tecla, na vizinha Galiza, em Espanha. Percorra o passadiço de madeira, com quase um quilómetro de extensão, num agradável e tranquilo passeio a pé ou de bicicleta. Um pouco mais a sul, na Praia de Moledo, tem início o trajeto do Sargaceiro, assim chamado em homenagem à apanha do sargaço. Continuando pela marginal atlântica, em direção a Vila Praia de Âncora, sinta a fresca maresia, renove energias relaxando no alpendre da Capela de Santo Isidoro. O percurso das Camboas percorre a Avenida do Campo do Castelo, em Vila Praia de Âncora, e termina um pouco antes do Forte da Lagarteira. Sempre com o mar à vista, este trajeto é agradável de percorrer em qualquer altura do ano. É o escape perfeito para fugir à rotina, praticar desporto e adotar hábitos e comportamentos de vida mais saudáveis em plena comunhão com a natureza.